sobre

2010 – Outra pausa para respirar e fazer a quinta edição exemplar!
2011 – Retornando para seu período preferido, pré-carnaval, o quinto ano do Porto Musical
Depois de quatro anos juntando música e tecnologia, misturando tudo que resulta num novo mercado, o Porto Musical abre uma brecha natural para que, aos poucos, os temas relacionados à tecnologia da informação possam ser ampliados e terem foco nas indústrias criativas.
Aqui, a exportação da música é outro pilar de sustentação da maioria das conversas. A presença de profissionais de mais de 10 países, fez o Porto Musical ser definitivamente a convenção de música mais internacional do Brasil.
Nesta edição, falar já era fácil, ouvir já era hábito. Colaborar, cooperar, conviver, comunicar através de redes, essas sim são as palavras do momento.

Showcases

Fim de Feira - PE
Pouca Chinfra - PE
Catarina Dee Jah - PE
Do Amor - RJ
Orquestra Brasileira de Música Jamaicana - SP
DJ Tudo e sua Gente de Todo Lugar - SP
Lucas Santtana - BA
Luisa Maita - SP
Lindigo - Ilha da Reunião, França
Dj set: DJ RKK (Rémy Kolpa Kopoul) - FRA
Dj set: DJ Kosta Kostov - BUL
Dj Set: Acidophilus (GlobeSonic Sound System) - NY

conferências / convidados internacionais

1. O Encontro da União das Rádios Européias com a Associação Brasileira de Rádios Públicas - Mario Sartorello (ARPUB) e Johannes Theurer (EBU)
2. Toque no Brasil (TNB): A Rede Social de Oportunidades a Música Brasileira - Mariana Soldi e Bruno Poljokan
3. Circuito Sesc de Artes - Sérgio Pinto
4. Unindo Forças! Redes profissionais de música:O que fazer e o que não fazer - Christine Semba
5. Artists Fellows: O ponto de vista dos artistas no atual mercado norte-americano - Benjamim Taubkin
6. A história da Rozemblit: A renovação e o reposicionamento dos antigos catálogos no mercado - Frank Hessing, David Buttle e Lula Côrtes
7. Buenos Aires, o Ingresso ao Mercado Hispano-Americano - Victor Ponieman
8. Intercâmbio cultural Brasil-Holanda - Cees de Bever.
9. A extinção da OMB - Deborah Sztajnberg
10. A música em metamorfose: um mercado em busca de novos modelos de negócio - Marcelo Goldenstein
11. O século do amor e alguns mal entendidos na música da América Latina e França. Do Maxixe a lambada, da rumba a Salsa - Rémy Kolpa Kopoul
12. A conexão Brasil - A América Latina e a Associação dos produtores de festivais - Octavio Arbeláez
13. Sistema Continuator - Aprendendo a tocar através dos Softwares - François Pachet
14. Nordeste Atômico - A música Nordestina Brasileira e o Mercado Japonês - Makoto Kubota
15. O panorama digital na América Latina: Realidade, desafios e potencial - Juan Paz
16. Break on Through (To the Other Side): Os desafios do mercado do Reino Unido/Europeu para artistas brasileiros emergentes - Bryn Ormrod
17. Indústrias Criativas : A idéia por trás do DeltaZero, Base Recife de Indústrias Criativas - Geber Ramalho
18. Pensando uma curadoria brasileira: possibilidades e limites desta ação - Benjamim Taubkin
19. Falando sério, o quanto você conhece a sua música? Pontos fortes e fracos dos dados e gêneros usados no mundo digital moderno - Bettina Schasse de Araújo
20. Grande na América - Passos para entrar no mercado musical americano - Bill Bragin
21. The Echo Nest como plataforma para os sites de referência musical e como entender o futuro da música - Tristan Jehan
22. Pisando em praça de guerra: uma conversa, duas histórias - Siba e Lirinha
23. Integrantes da Rede Música Brasil apresentam seus objetivos e planejamento - Rede Música Brasil
24. Políticas Públicas para a Economia Criativa - Cláudia Leitão
25. Cultura, Conteúdo e Controle: o que a neutralidade da rede tem a ver com isso? - Silvio Meira
26. A música do meu cérebro: um bate-papo sério, mas divertido, sobre memória da música brasileira, mercado fonográfico, discos e demais histórias - Charles Gavin
27. Visões de mercado: Uma troca de idéias - Europa: Bryn Ormrod /EUA: Bill Bragin / América Latina: Octavio Arbalaez / Ásia: Makoto Kubota / Brasil: Paulo André Pires