27 02

PORTO MUSICAL APRESENTA AVALIAÇÃO POSITIVA DE NEGÓCIOS GERADOS

PORTO MUSICAL APRESENTA AVALIAÇÃO POSITIVA DE NEGÓCIOS GERADOS

Ao final da sétima edição do Porto Musical, que ocorreu na última semana no Recife, foram gerados potencialmente mais de R$ 860.000,00 em negócios. O número extraído pelo Sebrae em parceria com a Up to Date avaliou preliminarmente o grau de satisfação e as possibilidade geradas com a Rodada de Negócios proporcionada pela Convenção.

Em dois dias, 30 empresas âncoras receberam 116 representantes de outras empresas, chamadas flutuantes, para possibilitar conversas diretas na apresentação de produtos e serviços na área musical. Ao todo foram 499 encontros promovidos pelo Porto Musical com um percentual de satisfação de 94,10% de Ótimo/Bom em pesquisa realizada com os participantes. Com relação à possibilidade de futuros negócios entre as empresas âncoras e flutuantes, o percentual foi de 94,30%.

Esta edição do Porto Musical consolida a Rodada de Negócios como uma de suas etapas mais importantes em sua programação que ainda contempla showcases, conferências e workshops. A maior prova disso é que dentre os entrevistados, 100% deles afirmaram querer participar das próximas edições do evento.

Balanço - O Porto Musical teve início no dia 04 de fevereiro com o workshop introdutório "Música Tocando Negócios", que reuniu mais de 120 pessoas no Teatro Hermilo Borba Filho, dentre produtores da cidade e participantes inscritos de outras partes do país e do mundo. No mesmo dia, foi inaugurada a Feira Porto Exibe na Torre Malakoff apresentando stands com 25 expositores nas áreas de moda, música, literatura e gastronomia.

Mais de 40 profissionais de outros países foram convidados para as conferências, mesas redondas e rodadas de negócios que aconteceram no Teatro Apolo e no Teatro Hermilo Borba Filho, com a participação de uma média de 200 pessoas por evento.

Durante a programação do Porto Musical, foram realizado 21 showcases, sendo 3 durante o período da tarde no Paço do Frevo e mais 18 à noite na Praça do Arsenal da Marinha, reunindo em média 2 mil pessoas por show.

Apresentado pelo BNDES, com patrocínio da Prefeitura do Recife, apoio do SEBRAE, BM&A – Brasil Música e Artes, em parceria com a Apex-Brasil, Brasil Music Exchange (BME), apoio institucional do Paço do Frevo, Porto Novo Recife e Skol Musica, a realização do Porto Musical foi assinada pela Fina Produção e Astronave Iniciativas Culturais em cooperação com a WOMEX (uma das maiores convenções de música do mundo) e Porto Digital (reconhecida organização social com mais de 100 empresas incubadas no Bairro do Recife).

DEPOIMENTOS:

"Porto Musical, uma experiência maravilhosa para todos... Este ano, vim participar do Porto Musical, na sempre encantadora Recife... Só de estar aqui nesta cidade tão múltipla e culta, já é um privilégio, ainda mais nas vésperas do carnaval! Fiz uma palestra muito reveladora com o querido Marcus Preto, no Teatro Apolo, e pude também conferir a programação, incluindo um meeting com Emicida e o genial Evandro Fióti, muito bom mesmo! Genial! Parabéns aos organizadores, pelas múltiplas oportunidades e muito obrigado, de coração, ao Rico de OQuadro, ao nosso amigo Amadeu Alves, das As Ganhadeiras de Itapuã, e ao Gabriel Martini "Frejat" pelas contribuições valiosíssimas para o Coaxo do Sapo, um sonho que se torna realidade a cada dia mais....
Ver isto acontecer, como a palestra dos ingleses do Bass Culture Clash em que o Coaxo já aparece como parceiro e coligado, me soou como um sonho. Thanks, Jody Gillet, Crispin Parry (from British Undergourd) e Monique Badaró , representando "International Affairs" da Secult Ba, pela oportunidade de estarmos semeando não só o futuro, mas vivendo um presente.
Also thanks to the guys of the group Jus Now, a very pleasant friendship that´s forever! Valeu, Porto Musical!"

(Guilherme Arantes, Cantor - São Paulo/Brasil)

----------------------

"Pra quem não acredita em encontros, feiras e atividades do pensamento da música, fechei shows pro Camarones Orquestra Guitarrística, comprei uns 10 shows para atividades do Centro Cultural DoSol e ainda acertei com um patrocinador durante o Porto Musical. Ficar em casa esperando cair do céu é que não dá certo. Fato."

(Anderson Foca, Produtor - Natal/Brasil)


----------------------

"Arrumando a mala e nada cabe mais. Não me cabe a vontade de ser igual, de me relacionar igual e muito menos de enxergar o futuro igual. Porto Musical me trouxe novos amigos e novos encontros, que me exigem novos rumos. Alma corajosa exige mudança e isso nunca me foi problema. Viver em risco por se aceitar, viver em risco por arriscar. Meu mundo, minha meta, minha vida."

(Marta Carvalho, Produtora - Brasilia/Brasil)


--------------------


"Ouvimos falar que o Porto Musical era uma ótima vitrine para promover a nossa música no exterior, especialmente na América Latina. Tocamos pela primeira vez no Brasil dentro do evento e isso foi muito importante para nós. Além dos profissionais que estavam lá, estávamos muito curiosos para ver a reação do público brasileiro."

(Lucho Carrillo - Vocalista do Cumbia All Stars - Peru)

------------------------

"Completando 10 anos em 2015, o Porto Musical conseguiu permanecer um dos principais eventos para se pensar música no Brasil a partir de três importantes eixos: importação, exportação e novas tecnologias. Isso torna o Porto, também, um terreno fértil para se fazer contatos, conhecer gente importante e, seja lá o que você faça no mundo da música, ter mais circulação de seu trabalho".

(Bruno Nogueira - Professor de Jornalismo da UFPE - Recife/Brasil)


----------------------


"Eventos como o Porto Musical são fundamentais para acelerar o crescimento da exportação da música brasileira e internacional e para promover a troca cultural. O contato pessoal de produtores internacionais com artistas locais proporcionado por eventos desse tipo é único e de valor inestimável. A oportunidade de estar imerso no contexto cultural dos artistas e o tempo que os produtores passam no local permitem a criação de relacionamentos sólidos e de longo prazo. Além disso, há grande troca entre os próprios produtores resultando muitas vezes em novas ideias para festivais, parcerias e projetos. Uma vez ouvi a frase: “O negócio é resultado das relações humanas” (Mário Lúcio de Sousa, Ministro da Cultura de Cabo Verde). Não há melhor definição para o poder desses eventos".

(Paula Abreu - City Parks Foundation - NY/USA)


------------------------

"Experiencia incrível poder participar desse do Porto Musical. Fizemos muitos contatos durante a semana, reencontramos amigos de todos os cantos, fomos a workshops, conferencias, vimos showzaços, e para encerrar nos apresentamos na Praça Arsenal para o nosso maior público em Recife, foi muito lindo.
Aprendi muito e me senti honrado fazer parte disso! Sem dúvida o maior público e melhor show que já podemos fazer em Recife. Parabéns a todos os envolvidos no evento e obrigado a todos que compareceram e vibraram conosco no último sábado."

(Julio Andrade - Guitarrista da The Baggios - Aracaju/Brasil)

-----------------------

"Tem a troca de informação, experiência e conhecimentos sobre o estado da criação musical e mesmo sobre as tendências do mercado, negócios, oportunidades, etc. A formação e ampliação de contatos e redes. Encontros como o Porto Musical favorecem realmente processos de formação e estimula a experimentação artística, a fusão e a inovação"

(Monique Badaró - Coordenadora do Bahia Music Export - Salvador/Brasil)


------------------------


"Nunca fui tão bem recebido em uma feira de música como dessa vez no Porto Musical. Nem sei como descrever a quantidade de oportunidades e aprendizado que trouxe na bagagem depois de ter passado esses 4 dias imerso no Bussiness da nossa música. Demorou mais chegou nossa vez, não ficarei mais nenhuma edição longe do Porto. Fiz excelentes contatos, reencontrei amigos, compartilhei e absorvi muito conhecimento. Cada show, cada palestra, cada detalhe cuidado com exímio pela equipe da Fina Produções. Pude ficar pertinho acompanhando as meninas na maior concentração/correria para que nenhum show atrasasse, q o som fosse no mínimo PERFEITO. Parece bobagem, mas o mais importante que é a qualidade musical em diversos eventos de música sempre são deixados de lado ou da-se pouca atenção, o q é desrespeitoso...No Porto esse tipo de coisa não acontece, por essas e por outras q eu agradeço Perola Braz, Melina Hickson e toda equipe da Fina Produções.
Vocês deram show e além de fazer um evento impecável, ainda nos inspiraram mais ainda. Sem Palavras ou melhor uma só palavra: - Obrigado!"

(Evandro Fióti - Produtor do Laboratório Fantasma - São Paulo/Brasil)